Cloud Computing: 4 vantagens para o dia a dia da sua empresa

Escrito por:
Publicado em: 13 de agosto de 2018
Categoria: Cloud Computing, Geral

 

 

A Cloud Computing, ou computação em nuvem, consiste na capacidade de utilizarmos processos em servidores remotos, espalhados pelo mundo, por meio da internet. Desde a utilização da memória, até a capacidade de armazenamento e o processamento de dados. De forma simplificada, com a Cloud Computing o acesso às mais diversas aplicações se dá a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. Para exemplificarmos o quanto essa tecnologia é utilizada, basta pensarmos nas redes sociais ou mesmo nas caixas de e-mail. Neste artigo, trazemos 4 vantagens que a Cloud Computing proporciona para o dia a dia das empresas! Confira:

1. Mobilidade

No mundo globalizado, são muitas as oportunidades para empresas expandirem as suas operações, contratando colaboradores em qualquer lugar do mundo. Além disso, os modelos de negócio estão constantemente se transformando e, cada vez mais, os horários se tornam flexíveis e as oportunidades de home office se fazem presentes. Com a Cloud Computing, é possível não só administrar, como também transformar todas essas oportunidades em produtividade para o seu negócio, reduzindo custos e aumentando a agilidade de sua equipe.

Além disso, a flexibilidade proporcionada pela computação na nuvem auxilia na hora de resolver problemas. Se antes era necessário agendar um horário e esperar que um técnico visitasse a empresa, de forma a verificar a origem do problema, com o acesso remoto através da nuvem é possível saber exatamente o que está errado e como resolver.

2. Segurança da Informação + Backup de Dados

Prevenir é a melhor forma de se proteger de possíveis perdas. Uma preocupação cada vez mais comum para as empresas é a segurança da informação. Um ambiente com muitas ferramentas é também um local com várias brechas e investir em segurança da informação de modo local exige um investimento alto, tanto em estrutura quanto no quesito profissionais especializados, ligados diretamente à empresa.

Ao optar pela computação em nuvem, a empresa se beneficia das melhorias realizadas pelos fornecedores de soluções no que tange à segurança da informação. Ou seja, seus dados são protegidos, sem que tenha de pagar a mais por isso.
Em casos de roubo ou desastres naturais, como tempestades e apagões, mesmo que haja dano aos servidores locais, a computação na nuvem torna possível recuperar os arquivos salvos na nuvem, garantindo que informações vitais não sejam perdidas.

Além disso, o backup empresarial previne o vazamento de informações e ataques de hackers com malwares e ransonwares. Outro detalhe é que o mesmo cria a facilidade no gerenciamento de dados corporativos, agiliza e facilita a troca de informações entre funcionários distantes do local de trabalho.

3. Automação de serviços internos

Softwares para serviços internos podem ser utilizados na contagem de estoque, gerenciamento de equipes, venda de produtos e até mesmo automação de serviços como orçamentos e e-mail marketing. Com a Cloud Computing, encontrar e aplicar um software de gerenciamento interno torna-se uma tarefa mais fácil.

Todas as funções dos softwares podem ser transferidas para a nuvem, evitando a contratação de profissionais fixos para essas áreas e, assim, reduzindo custos. Não só isso, mas com uma equipe reduzida e focada no que realmente importa, é possível direcionar esforços para o produto.

4. Trabalho colaborativo

Cada vez mais os colaboradores da empresa realizam suas atividades de forma colaborativa. O velho e tradicional formato de trabalho individual, isolado do restante da equipe, está cada vez mais defasado e vem ganhando espaço o modelo no qual todos observam as atividades e auxiliam para a conclusão das tarefas.

As ferramentas de computação na nuvem são as principais responsáveis por essa nova realidade, uma vez que por meio delas é possível acessar as atividades desenvolvidas pelos outros colaboradores de qualquer lugar. Com isso, funcionários com mais experiência em determinada área podem auxiliar aqueles que não possuem tanta familiaridade com dadas atividades e melhorar como um todo a produtividade da equipe.

Quer saber mais sobre Cloud Computing? Entre em contato conosco!

Voltar ao topo