Cloud Computing – Existem vantagens em migrar para a nuvem?

Escrito por:
Publicado em: 10 de maio de 2018
Categoria: Cloud Computing, Geral

Nos últimos anos, a Cloud Computing tem ganhado destaque no meio empresarial. Companhias estão adotando estratégias baseadas na nuvem em busca de vantagens competitivas e novas formas de se adaptar ao mercado. Assim, é possível obter maior mobilidade e competitividade, dois fatores fundamentais para as empresas.

Confira alguns dos benefícios da migração para a nuvem:

1. Mobilidade operacional

Por permitir o acesso a recursos digitais em qualquer local com conexão à web, a computação na nuvem pode gerar um grande ganho de mobilidade operacional para as empresas. Sincronizando dados em vários dispositivos, por exemplo, empresas podem manter rotinas de trabalho de home office com segurança. Assim, custos operacionais são reduzidos. Além disso, rotinas de tomada de decisão tornam-se mais precisas e lucrativas.

2. Redução dos custos com TI a médio e longo prazo

Grande parte das ferramentas de cloud computing contam com modelos de contratação onde os pagamentos variam conforme a quantidade de recursos contratados. Isso terá um grande impacto na estrutura orçamentária do setor.

Os custos com TI se tornarão mais precisos e, a médio e longo prazo, menores. Como consequência, a empresa conseguirá direcionar melhor as suas receitas para investimentos estratégicos e, assim, manter-se competitiva.

3. Sistemas mais escaláveis

Uma das principais vantagens do investimento em cloud computing é a possibilidade de aumentar a escalabilidade de sistemas internos. Como os recursos computacionais disponíveis para uso podem ser alterados conforme a demanda, a empresa sempre poderá extrair a melhor performance de suas ferramentas de software. Isso facilita a criação de ambientes de trabalho com alto desempenho.

O aumento da escalabilidade também influencia a relação da empresa com o mercado. Assim, o tempo de resposta a demandas será reduzido.

4. Segurança e confiabilidade para as ferramentas de TI

Como a computação na nuvem permite a execução de ferramentas em ambientes isolados, ela pode gerar um grande ganho em relação a segurança e confiabilidade da infraestrutura de TI. O controle de usuários, por exemplo, será feito com alta precisão. Dessa forma, gestores de TI garantirão a integridade, confiabilidade e segurança dos registros internos.

Voltar ao topo