Consultoria de TI é importante? Como escolher?

Escrito por:
Publicado em: 10 de maio de 2018
Categoria: Consultoria, Geral, Gestão de TI

Atualmente, a tecnologia da informação é uma preocupação de todas as empresas. As organizações dependem da TI para garantir o funcionamento dos seus processos e para a segurança dos seus dados. É a TI que permite a integração de sistemas de gestão e aplicativos de negócios, bem como a implementação de práticas que garantam o bom uso dos recursos tecnológicos.No dia a dia, torna-se visível que a boa gestão dos recursos de TI melhora a performance da atividades das empresas, contudo, muitas companhias não tem condições de contratar um time de profissionais capaz de manter todos esses recursos tecnológicos integrados e funcionando corretamente. É nesse cenário que os serviços de uma consultoria de TI podem ser uma ótima opção.Estes serviços permitem que as empresas contem com especialistas e tenham um melhor custo-benefício e mais flexibilidade, mas como escolher uma boa consultoria de TI?

Opinião dos clientes

A contratação de um serviço de consultoria em TI é um processo que deve ser feito com planejamento. Vários aspectos legais, de performance e de mercado da empresa devem ser levados em conta no momento dessa decisão. O feedback dos clientes, por exemplo, é uma forma direta de obter informações sobre como a empresa trabalha e presta suporte aos seus parceiros comerciais. Por isso, pesquise, questione e avalie os serviços prestados pela consultoria.

Contrato / Proposta Comercial

Os principais pontos do contrato ou da proposta devem ser avaliados. Eles deverão ser debatidos para que os gestores consigam definir corretamente metas de qualidade. Além disso, o contrato deve contar com dispositivos legais que garantam uma eventual quebra de contrato.

Compatibilidade entre a empresa e a consultoria

Somado a estes detalhes, a empresa deve avaliar se a companhia contratada é capaz de suprir as suas necessidades. É importante que os objetivos da empresa contratante fiquem claros para a consultoria e que ambas caminhem juntas, na mesma direção, em busca desses objetivos.

Como a consultoria de TI pode tornar os investimentos da sua empresa mais eficientes?

A tecnologia dentro dos ambientes corporativos nunca foi tão importante. Atualmente, as empresas utilizam processos digitais na maioria de suas áreas e departamentos internos. É nesse cenário que líderes empresariais precisam de profissionais capazes de criar boas políticas de gestão da TI.

Esse processo atinge toda a empresa e impacta profundamente nos seus ganhos. Uma boa política de TI diminui erros, torna equipamentos mais eficientes e melhora os resultados da empresa.

Para quem não possui os recursos necessários para a criação de um grande time de profissionais de TI, as consultorias surgem como uma ótima opção de alta flexibilidade e custos mais enxutos. Assim, a empresa pode contar com o auxílio de bons profissionais independente do seu porte operacional, ampliando a sua capacidade de inovação.

Voltar ao topo