Equipes de TI: Como alcançar a alta performance?

Escrito por:
Publicado em: 12 de agosto de 2020
Categoria: Geral, Gestão de TI

No atual cenário do mercado, desenvolver uma equipe de alta performance na área de TI é um passo essencial para o sucesso do negócio. Pessoas talentosas e motivadas tendem a produzir mais e melhor, colaborando muito com o crescimento da empresa.

Para chegar a uma equipe de alta performance, é fundamental conhecer as pessoas, compreender o que as motiva, quais suas necessidades e expectativas, somente assim, será possível trabalhar em estratégias de gestão voltadas para a realidade da equipe que você busca desenvolver.

De um modo geral, as pessoas que direcionam seu talento para a área de tecnologia costumam apresentar alguns interesses e características comuns, fato que nos permite sugerir determinadas ações como ponto de partida para a busca da almejada equipe de alta performance, destacando sempre que a realidade de cada equipe deve ser muito bem avaliada.

Capacitação: A grande maioria das pessoas que trabalha com tecnologia, talvez por uma necessidade imposta pelo ritmo do mercado, demonstra valorizar muito as empresas que investem em treinamentos constantes para seus colaboradores. Em muitas pesquisas este fator aparece antes mesmo do salário como quesito importante para os profissionais da tecnologia, portanto capacitar as pessoas é chave.

Metas ambiciosas: O gestor precisa conhecer bem sua equipe para conseguir implantar metas que não sejam consideradas fáceis e nem metas inatingíveis. Desafios costumam motivar as pessoas (basta observarmos a legião de fãs de jogos digitais que passam horas a fio em batalhas virtuais sem serem remunerados por isso). Uma sugestão é estudar a possibilidade de gamificação de atividades rotineiras, desafiando de forma atrativa o que costuma ser “pesado”.

Programas de incentivo: Use a criatividade para propor programas que sejam rentáveis para o negócio e para as pessoas. O modelo ganha-ganha é uma prática saudável em todas as relações. Quando a empresa deixa claro para a equipe que todos podem ganhar juntos, isso fortalece os vínculos e une as pessoas em busca de um objetivo em comum.

Comunicação: A clareza na comunicação evita retrabalhos, desencontros, mal entendidos, insatisfação, entre outros. Ter certeza que o outro compreendeu o que você queria comunicar é essencial para a assertividade na execução das atividades e por consequência para maior produtividade e rentabilidade, portanto, não pense que conversar olho no olho com a equipe é jogar tempo fora, o efeito e a clareza de uma boa conversa ainda costuma ser bem diferente do que simplesmente disparar um e-mail para todos e aguardar o resultado.

Liderança: Inspire as pessoas, seja o profissional que os membros da sua equipe querem ser um dia. Dê exemplo, seja justo, seja ético, comprometa-se com os clientes, com a equipe e com a empresa. Um líder que investe seu tempo em desenvolver pessoas será um gestor que tem consigo pessoas capazes e comprometidas. Em resumo plantar agora para colher amanhã.

Voltar ao topo