Gestores de TI e o desafio de motivar suas equipes

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Publicado em: 14 de julho de 2018
Categoria: Consultoria, Geral, Gestão de TI

Um dos principais desafios dos líderes na atualidade consiste em conseguir manter os membros das suas equipes motivados na busca dos objetivos comuns ao time. Antigamente,os “chefes” davam ordens e aos funcionários cabia obedecer, mas no atual cenário, este método não tem espaço. Os líderes de hoje precisam saber como mobilizar suas equipes para gerarem consistência e resiliência, construindo bons resultados e bons relacionamentos no ambiente profissional. Quando um líder começa a buscar conceitos sobre motivação, logo descobre que motivação é um impulso interno que leva a determinada ação, logo, ninguém motiva ninguém.

Então, os líderes não precisam se preocupar com a motivação?

Longe disso, uma pessoa não motiva outra, mas pode sim, desmotivar. Outro fator importante é que o líder pode oferecer estímulos que contribuem com a motivação dos membros da sua equipe, por isso, seguem algumas dicas direcionadas para estimular equipes de tecnologia da informação:

– Escute o seu time. Mais do que nunca as gerações atuais gostam de se posicionar e participar das decisões relativas ao seu trabalho. Os profissionais de TI costumam ter um perfil de curiosidade e busca contínua por inovação, por isso, tendem a colaborar muito com as decisões trazendo novidades e tendência para o seu líder;

– Incentive a capacitação. Profissionais de tecnologia precisam estar em constante atualização, por isso, normalmente valorizam muito trabalhar em empresas e para líderes que incentivam e investem no seu desenvolvimento;

– Seja o apoio da sua equipe. O líder precisa formar, orientar e ser o apoio diário dos membros da sua equipe. Fornecer feedback e avaliações de desempenho são tarefas fundamentais para que cada membro da equipe entenda se está atendendo as expectativas da empresa e onde deve direcionar esforços para melhorar quando necessário. Com estas ações, o líder promove o potencial dos membros da sua equipe e entrega melhores resultados para a empresa;

– Seja transparente. Compartilhe informações relevantes com relação ao desempenho do time e com relação aos dados globais da empresa. Quando informações como indicadores de desempenho são compartilhadas com a equipe, fica mais fácil a compreensão das cobranças diárias e o impacto dos resultados entregues pela equipe. Os profissionais de TI são dinâmicos, lógicos e geralmente bem informados. Apresentar dados consistentes e argumentos lógicos certamente facilita muito o engajamento com a causa;

– Elogios merecidos também estimulam os profissionais uma vez que estes percebem seu trabalho sendo reconhecido. Os profissionais de TI, assim como outros tantos, gostam que suas idéias, seu comprometimento e seu trabalho de um modo geral seja percebido como importante para o resultado global da empresa. Verbalize no dia a dia, fale para os profissionais quando estes tiverem ações que se destacam, isso servirá de estímulo para ele e para os demais membros da equipe. Lembre-se, apesar de trabalhar com tecnologia, gente quer ser tratada como gente!

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