O Papel da Tecnologia nas Empresas

Escrito por:
Publicado em: 28 de julho de 2018
Categoria: Consultoria, Geral, Gestão de TI, Infraestrutura de TI

No mercado atual, não há espaço para que a tecnologia na empresa seja encarada somente como ponto de apoio. Quando isso acontece, a organização se torna pouco competitiva, com processos  menos produtivos e normalmente com problemas de planejamento e organização. Como consequência disso, tem seus custos maximizados, fato que torna o negócio pesado e oneroso.

As equipes de TI, por sua vez, lidam constantemente  com problemas em relação a segurança tanto de dados quanto de rede, preocupam-se também com a regularidade de softwares e com o comportamento digital dos membros da equipe, uma vez que é cada vez mais comum os colaboradores utilizarem dispositivos próprios (pessoais) no ambiente empresarial.

No dia a dia, as empresas que proporcionam à tecnologia um espaço maior, logo percebem o reflexo nos seus processos e produtos conquistando melhores resultados e gerando mais valor para os clientes. Abaixo relacionamos algumas tendências em tecnologia e de que forma elas colaboram com a rotina de trabalho.

Tendências

Algumas tecnologias já passam a fazer parte do dia a dia e otimizam o trabalho das pessoas dentro das empresas. Podemos citar como exemplo, a inteligência artificial que é usada nos chatbots e machine learning, que, além de automatizar processos, são capazes de aprender e se adaptar de acordo com novas necessidades e situações, permitindo que as tarefas sejam executadas de forma muito mais eficiente.

A internet das coisas também está se tornando massificada e promete trazer grandes vantagens para as empresas, como aumento de performance e produtividade. Os dispositivos conectados à internet podem gerar dados que, se analisados adequadamente, fornecem informações essenciais a tomadas de decisões estratégicas.

Nuvem e Segurança

O enorme fluxo de informações geradas, principalmente pelos dispositivos móveis, faz com que os serviços de cloud sejam cada vez mais necessários, assim como tecnologias que possam garantir a segurança destas informações.

Com a nuvem, as empresas podem ter acesso a serviços ou produtos oferecidos de qualquer parte, por meio de um pagamento de assinaturas periódicas. Como não há necessidade de arcar com a instalação, manutenção e atualização, os custos são consideravelmente menores.

E não é apenas software que é oferecido como serviço na nuvem (SaaS, na sigla em inglês para software as a service) mas também infraestrutura tecnológica (IaaS) e plataformas (PaaS). Esses processos estão se tornando cada vez mais focados em nichos e demandas específicas, criando uma nova tendência: XaaS ou “Tudo como um Serviço”.

Benefícios da Tecnologia

A implantação de soluções tecnológicas nas organizações permite criar rotinas automatizadas que ajudam no gerenciamento de recursos e de tarefas. A troca de informações também se torna mais eficiente e segura, aprimorando a comunicação e a organização interna. Essa implementação pode reduzir custos operacionais para o empreendimento e consequentemente aumentar a lucratividade.

Uma empresa organizada e eficiente que oferece mais segurança de dados obtêm mais credibilidade por parte dos seus clientes, além de se tornar mais competitiva.

O que você está esperando? Beneficie-se da tecnologia e aumente a concepção de valor dos clientes sobre o seu negócio!

Voltar ao topo