Os Grandes Desafios da TI

Escrito por:
Publicado em: 10 de maio de 2018
Categoria: Cloud Computing, Consultoria, Geral, Gestão de TI, Infraestrutura de TI

É sabido que a tecnologia facilitou o dia a dia das empresas. Em nível mundial, os pequenos negócios podem se beneficiar de novas tecnologias para gestão das organizações, contudo, o ritmo no qual mundo das inovações avança aumenta proporcionalmente os desafios de TI.

O surgimento diário de novos sistemas, conceitos, ameaças e produtos tornam a gestão de TI uma atividade complexa. É essencial, para alcançar o desempenho desejado pelas empresas, contar com uma equipe bem estruturada e um gestor experiente. Os profissionais com várias certificações e diplomas são importantes, mas é fundamental contar com pessoas que desenvolvam habilidades de acordo com as necessidades do mercado que, por sua vez, está em constante transformação.

Para ilustrar o que estamos falando, relacionamos abaixo, alguns dos principais desafios enfrentados pela área de TI das empresas atualmente:

Escalabilidade
A capacidade de alocar recursos sem perder o controle dos custos é chamada de escalabilidade. Atualmente, muitas empresas apresentam uma necessidade mutável de escalabilidade, ou seja, sua demanda não é sempre a mesma. Hoje, sua empresa pode necessitar de uma grande capacidade de alocação de recursos para uma determinada aplicação que amanhã poderá não ser mais necessária.

Para tal, a alternativa ideal hoje é a arquitetura aberta nuvem pública, ou seja, as nuvens escaláveis onde sua empresa aloca o espaço de acordo com a necessidade.

Conectividade
O volume de aplicações, bem como de dispositivos acessando a rede nas organizações é cada vez maior, cabe a área de TI oferecer soluções que possibilitem o uso da rede sem frustrar as expectativas e necessidades dos usuários e com a menor instabilidade possível. A adoção de sistemas que podem gerir suas conexões de forma inteligente pode agilizar a entrega de dados e consumir menos recursos.

Volume de Dados
A quantidade de dados que as empresas coletam diariamente é enorme e tende sempre a aumentar. Para suportar essa quantidade de informações e armazená-las de forma segura, é essencial um plano da área de TI.

Vale destacar que o volume de dados coletados, quando analisados de forma isolada, parecem somente dados, porém, se analisados em um contexto, cruzando cenários e informações, geram estatísticas que fazem toda a diferença para a tomada de decisões das empresas. Para este desafio, a criação de um Big Data e a adoção de um software de BI podem ser ótimas soluções.

Funções Novas
Com o aumento do número de serviços de TI necessários para as empresas, o gestor de tecnologia não é apenas um agente especializado, mas sim um gestor de relações com o mercado, uma vez que, normalmente precisará desenvolver fornecedores que atendam de forma estratégica suas diferentes demandas.

Buscar as opções de acordo com as necessidades da empresa, gerir as integrações necessárias entre as aplicações utilizadas e manter um ambiente diversificado em termos de soluções funcionando sem interrupções estão entre as novas funções sob a gestão desse profissional.

A busca por orientação junto a consultorias especializadas certamente ajudará o gestor a ter uma visão aberta do mercado, guiando a sua empresa rumo ao sucesso.

Voltar ao topo