Planejamento de TI – Será que minha empresa precisa?

Escrito por:
Publicado em: 10 de maio de 2018
Categoria: Consultoria, Geral, Gestão de TI

A tecnologia desempenha um papel fundamental no cotidiano das empresas, sendo assim, um bom planejamento estratégico da área de TI é essencial para otimizar os resultados tornando os processos e o dia-a-dia das organizações mais eficientes.

O planejamento estratégico da área de TI, assim como das demais áreas da empresa, é um processo gerencial que considera as condições internas e externas às organizações e as expectativas de evolução (expansão de mercado, aumento das vendas, crescimento do faturamento e da lucratividade, entre outras).

O planejamento de TI deve ser um instrumento para facilitar a tomada de decisões da organização no que tange à tecnologia. É a partir dele que são alinhados, com toda a equipe, os objetivos de negócio com os recursos de tecnologia, identificando-se as oportunidades de realizar novas ações, sempre seguindo as diretrizes gerais da empresa.

Ao planejar estrategicamente a TI, a empresa vai além de apoiar as necessidades dos usuários, ela passa a ter a infraestrutura tecnológica como uma aliada para criar soluções e tornar o negócio ainda mais competitivo. Além disso, a empresa passa a ter um controle efetivo dos custos do setor, alinhando os investimentos aos objetivos propostos pela organização.

Com um planejamento bem definido e detalhado, é possível trabalhar melhor a automatização de processos, percebendo com clareza em quais serviços é necessário investir, integrando melhor as soluções e monitorando e gerenciando as aplicações.

Uma estratégia bem elaborada torna possível elevar seu controle sobre os dados da empresa. Isso é muito importante para garantir que as informações corporativas fiquem sempre seguras por meio de um planejamento que assegure a atualização constante dos métodos de segurança da informação.

Voltar ao topo