Produtividade: Como a Tecnologia pode Colaborar com o seu Dia a Dia?

Escrito por:
Publicado em: 23 de maio de 2018
Categoria: Geral, Infraestrutura de TI

Basta olhar a nossa volta para observar que as pessoas passaram a depender da tecnologia em praticamente todas as suas atividades diárias. Desde o despertador no celular, até as notícias que chegam a todo o momento pela internet, a interação com amigos pelas redes sociais, a comunicação que nos dias de hoje é online com o mundo todo, as compras pela internet, as operações bancárias e por aí vai.

No nosso trabalho, ainda mais que na vida pessoal, a tecnologia pode maximizar o tempo, colaborando com a produtividade. Vamos citar aqui alguns exemplos de como podemos nos beneficiar da tecnologia:

O fim das barreiras geográficas

Com o auxílio da internet já não precisamos estar em um mesmo espaço físico para trabalhar em equipe. As empresas podem  operar com pessoas ao redor do mundo. Atualmente podemos contar com aplicativos de videoconferência, que possibilitam reuniões mesmo há milhares de quilômetros de distância e, da mesma forma, os dados podem ser compartilhados com agilidade, em tempo real.

Vale destacar que, para esta modalidade de trabalho, a adoção do modelo de cloud para o acesso aos dados de diferentes locais é um requisito muito importante, assim como uma internet de qualidade.

A automação dos processos produtivos

Existem variados softwares que permitem que os processos realizados nas empresas sejam automatizados e coordenados por padrões específicos.

Imagine que você possui um comércio, conta com um vendedor para ajudar a atender os clientes, sempre que vende parcelado realiza a consulta ao crédito do comprador, ao realizar a venda solicita os dados do cliente para preencher o cadastro e por aí vai…

Agora imagine um cenário em que o cliente acessa sua loja virtual, escolhe os produtos que deseja, preenche o próprio cadastro, a consulta ao crédito é automatizada e, com poucos cliques, ele estará recebendo a compra em casa, sem vendedor, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Inovação contínua

Uma das funções da tecnologia de informação é ajudar a coletar e processar os dados das empresas. Quando as mesmas passam a conhecer os seus clientes, torna-se muito mais fácil atender aos padrões esperados pelos mesmos, aumentando a fidelização e a satisfação. A utilização de softwares para coleta e visualização desses dados pode ser de grande valor se você planeja fazer a sua empresa crescer.

Vale destacar que as empresas precisam estar permanentemente atentas a segurança dos seus dados, a fim de evitar riscos e prejuízos que possam ocorrer com a perda dos mesmos.

Voltar ao topo