Como a tecnologia pode colaborar com a gestão empresarial?

Escrito por:
Publicado em: 21 de julho de 2020
Categoria: Consultoria, Geral, Gestão de TI, Segurança

A gestão empresarial é um desafio diário, principalmente quando você precisa cuidar de diferentes áreas e responder sobre o resultado global. Estar atento a contabilidade, aos colaboradores, aos seus clientes, a tecnologia e todos os demais subsistemas que mantêm sua empresa em atividade é complexo, por isso, contar com pessoas especializadas é fundamental.
Com o apoio de uma equipe especialista para pensar a TI da sua empresa, você como gestor, poderá ter tempo para focar no objetivo principal do seu negócio. Terceirizar a equipe de TI, em geral, é uma decisão que acarreta economia e promove melhora significativa na prestação de serviços aos usuários finais, possibilitando aumentar ou diminuir o tempo dos profissionais de acordo com as demandas internas de atividades.

Conheça 5 benefícios de uma consultoria de TI para a gestão empresarial:

1. Atualização Tecnológica
Com a velocidade em que a tecnologia avança, é muito difícil ficar a par de todas as novidades e atualizar o setor de TI da empresa constantemente. Isso requer muito trabalho e tempo. Uma boa consultoria de TI está sempre alinhada ao que há de mais atual e conhece as soluções mais recentes do mercado. Com esse conhecimento, os consultores poderão instruir sobre quais tecnologias devem ser compradas e quais devem ser abandonadas.

2. Investimentos
Quem contrata uma consultoria de TI tem à disposição profissionais especializados para analisar as reais necessidades da sua empresa. Eles apontarão o que precisa ser feito para aprimorar o setor, sempre visando obter o melhor custo-benefício possível.
Contratar uma consultoria também fará sua empresa reduzir custos referentes à impostos e benefícios gerados por vínculos empregatícios.

3. Produtividade
Uma boa consultoria pode ser o antídoto contra a dor de cabeça de sempre ficar constantemente sem internet, ou o computador não funcionar, ou ainda o servidor estar sempre (ou quase sempre) instável. Os profissionais avaliarão o que não está funcionando corretamente, levantarão quais são as causas dos problemas e mapearão as soluções mais eficientes. Com base nesse estudo, sua empresa poderá manter uma estrutura de tecnologia eficiente. E, com mais eficiência na TI, a empresa vai trabalhar melhor e com mais produtividade.

4. Processos
Atualmente, as empresas buscam automatizar boa parte dos seus processos. Mas como fazer isso? Afinal, há tantos softwares no mercado prometendo automação, que fica difícil para alguém que não é da área de tecnologia escolher a melhor opção. Neste contexto, a consultoria em TI é fundamental. Os profissionais vão orientá-lo na aquisição dos melhores softwares para cada processo que você quiser automatizar. E melhor: em muitos casos, os consultores podem indicar alguma solução open-source, ou seja, oferecida gratuitamente na internet. É mais eficiência, com menos investimento.

5. Segurança
Segurança é uma das funções mais importantes das consultorias de TI. O serviço ficará responsável por manter as atualizações dos sistemas, como novos antivírus, firewall e softwares de proteção. Os profissionais contratados também podem cuidar dos arquivos de dados, dos backups periódicos e dos softwares de segurança (como antivírus e firewall), além de outros processos referentes à segurança.
Para um gestor, ter a tranquilidade de que sua empresa está tecnologicamente atualizada, com processos que contribuem para a produtividade, dados seguros e custos acessíveis se comparados aos benefícios, é a certeza de que a tecnologia está contribuindo com o crescimento sólido da empresa.

Voltar ao topo