Minha Empresa Precisa Investir em Segurança da Informação?

Escrito por:
Publicado em: 10 de maio de 2018
Categoria: Geral, Infraestrutura de TI, Segurança

No geral, a nossa sociedade, ou melhor, as pessoas, apresentam comportamentos e atitudes reativas e não pró-ativas. Isso quer dizer que nossas ações costumam ser movidas por uma reação a algo que aconteceu. No trabalho, na vida, na tecnologia, costumamos reagir aos problemas ao invés de preveni-los. Mas quando o assunto é segurança da informação, certamente se nossas atitudes forem reativas, os prejuízos serão quase inevitáveis.

Em um mundo cada vez mais conectado, precisamos colaborar com o desenvolvimento de atitudes preventivas com relação a segurança da informação. Deve fazer parte do cotidiano o hábito de discutir e avaliar vulnerabilidades, de avaliar alternativas para assegurar que nossos dados e informações não estejam correndo risco.

Quando pensamos em ataques para roubo de dados, logo vem a cabeça celulares, notebooks, computadores, porém em tempos de internet das coisas, os ataques podem ir muito além. Em um cenário onde se fala de veículos autônomos (sem motorista), trens controlados por software, robôs realizando cirurgias em pacientes, uma vulnerabilidade a ataque hacker pode ser fatal.

Trazendo isso para o dia a dia da empresas, você consegue imaginar um banco operando sem software? Imagine chegar na empresa de manhã, ligar os computadores e ao acessar seus sistemas não encontrar nada, dados, cadastros, operações, itens, estoques, etc. Assusta?

Nós, profissionais, temos a obrigação de passar a adotar uma postura preventiva. Com a ciência dos riscos, precisamos valorizar a segurança e investir para manter nossos dados fora de qualquer risco. Certamente, neste cenário, ser pró-ativo representa uma grande economia.

Voltar ao topo